Para avaliar se as políticas, normas e procedimentos, mesmo que ainda não documentados, estão sendo utilizados em benefício do sucesso do negócio, é necessário desenvolver uma REVISÃO DOS PROCESSOS. Muitas empresas têm solicitado serviços desta natureza e os resultados obtidos com a aplicação da nossa metodologia são fantásticas.
Vantagens:
Essas diretrizes ou linhas de ação representam o verdadeiro sentido das POLÍTICAS da empresa. Destacamos 'verdadeiro sentido' porque, muitas vezes, ouvimos o uso indevido desse termo por parte da alta administração. Eles falam de "políticas" quando na verdade o que eles estão se referindo são "padrões" ou "procedimentos".
POLÍTICAS caracterizam a empresa e, quando formalizadas, deixam clara a relação desejada com todos os públicos de negócios.
A transparência das POLÍTICAS permite, entre outros benefícios, o claro desenvolvimento dos objetivos estratégicos e a consequente obtenção dos resultados esperados.
PADRÕES documentados garantirão o cumprimento das políticas em todos os níveis hierárquicos e darão o suporte necessário para a execução dos procedimentos.
Esta é a parte mais dinâmica deste tripé, porque as políticas e os padrões não mudam com muita frequência. Os procedimentos, no entanto, devem estar sempre abertos para receber sugestões que acabem resultando em melhorias contínuas operacionais, altamente exigidas.
A formalização de procedimentos oferece muitos benefícios para a gestão, incluindo:
Revisão de processos
A REVISÃO DE PROCESSOS oferece excelentes oportunidades de reflexão sobre os assuntos de gestão e alavanca avanços significativos nas práticas de governança corporativa.Vantagens:
- Identificar lacunas e oportunidades de melhoria nos processos
- Facilitar a identificação de possíveis fraudes, outros riscos e a criação de atividades de controle para evitá-los
- Permitir comparação e assimilação das melhores práticas de mercado
- Criar uma cultura com foco na eficiência dos controles internos.
Políticas
O sucesso ou o fracasso de um empreendimento está, em grande parte, diretamente relacionado às diretrizes ou linhas de ação seguidas pelo empreendedor do negócio.Essas diretrizes ou linhas de ação representam o verdadeiro sentido das POLÍTICAS da empresa. Destacamos 'verdadeiro sentido' porque, muitas vezes, ouvimos o uso indevido desse termo por parte da alta administração. Eles falam de "políticas" quando na verdade o que eles estão se referindo são "padrões" ou "procedimentos".
POLÍTICAS caracterizam a empresa e, quando formalizadas, deixam clara a relação desejada com todos os públicos de negócios.
A transparência das POLÍTICAS permite, entre outros benefícios, o claro desenvolvimento dos objetivos estratégicos e a consequente obtenção dos resultados esperados.
Padrões
PADRÕES são as ferramentas de gestão para comunicar - e deixar claro - para as áreas de negócio ou processos, a “forma” ou “ordens” de como cumprir as POLÍTICAS.PADRÕES documentados garantirão o cumprimento das políticas em todos os níveis hierárquicos e darão o suporte necessário para a execução dos procedimentos.
Procedimentos
São os padrões de implementação adotados em conformidade com os padrões.Esta é a parte mais dinâmica deste tripé, porque as políticas e os padrões não mudam com muita frequência. Os procedimentos, no entanto, devem estar sempre abertos para receber sugestões que acabem resultando em melhorias contínuas operacionais, altamente exigidas.
A formalização de procedimentos oferece muitos benefícios para a gestão, incluindo:
- Previsibilidade do resultado esperado de um processo - padronização
- Aumento da segurança nos controles internos da organização e transparência das transações e gestão
- Custos operacionais reduzidos
- Reduza as possibilidades de fraude e erro
- Facilitar a identificação e gestão de riscos
- Maior velocidade e integração de informações
- Fácil de treinar pessoas (especialmente novos funcionários)
- Liberte as mentes dos gerentes da "rotina" para que possam "pensar grande" sobre o negócio.